P: O que são BINs?
R: Os Números de Identificação Bancária (BINs) são fundamentais para fazer pagamentos. Eles identificam a entidade emissora dos titulares de cada conta e permitem que as transações sejam encaminhadas corretamente. Os BINs são os primeiros 6 dígitos do número do cartão.
Desde a década de 1960, a Mastercard foi identificada com a série entre 51-55 BIN
P: Quem gera os BINs?
R: A Organização Internacional de Normalização (ISO), uma entidade internacional independente, não governamental que desenvolve padrões globais voluntários. O padrão ISO/IEC 7812 define o número de identificação do emissor (IIN), conhecido como o BIN na indústria dos pagamentos.
A Associação de Banqueiros Americana é a autoridade que atualmente gere o processo de alocação do BIN em nome da ISO.
P: Porque estamos a falar de BINs?
R: A Indústria de pagamentos é mais complexa do que nunca. Com os novos dispositivos e tecnologias emergentes num mundo cada vez mais ligado, a indústria dos BINs está a chegar ao seu limite de capacidade.
A Organização Internacional de Normalização (ISO) que publicou ISO/IEC 7812 que define os BINs, e a Associação de Banqueiros Americana, entidade gestora do registo dos números, têm um número limitado de números não alocados ou não utilizados. Assim, a indústria precisa de mais BINs para gerir o crescimento do mercado.
P: O que é que a Mastercard está a fazer para diminuir o impacto da oferta limitada de BINs?
R: Para aumentar a oferta a Mastercard está a implementar mais de 50,000 BINs de 6 dígitos (222100-272099). Desta modo será possível duplicar o fornecimento existente de BINs Mastercard permitindo aos comerciantes aceitarem milhões de transações e aos nossos emissores continuarem a crescer o negócio.
Os BINs de Série 2 aderem ao padrão atual da indústria ISO (revisão de 2015) e funcionarão exatamente da mesma forma que os BINs da série 5 fazem hoje
P: Quando é que as mudanças entram em vigor?
R: O cartão com BINs série 2 começaram a ser emitidos no início de 2017
P: Como é que os BINs Série 2 impactam os comerciantes?
R: Os comerciantes precisam de avaliar o seu sistema com os seus fornecedores. Com base nesse teste, os comerciantes podem ter de fazer atualizações para poderem aceitar transações com a extensão dos BINs Série 2.
Para mais informações visite a página de BINs Série 2.
P: Como é que os BINs Série 2 impactarão os emissores?
R: Os emissores irão precisar de atualizar os seus sistemas de modo a serem compatíveis com os BINs Série 2, mas todos os sistemas devem ser analisados para determinar se são necessárias alterações adicionais. Os fornecedores de software devem disponibilizar atualizações, e as soluções desenvolvidas internamente podem exigir melhorias.
Para mais informações visite a página BIN Série 2.
P: Como é que os BINs Série 2 impactarão o serviço dos fornecedores e dos vendedores?
R: A rede de fornecedores e vendedores terá de trabalhar com o seu parceiro acquirer para atualizar os seus sistemas de modo a serem compatíveis com os BINs Série 2.
Para mais informações visite a página BINs Série 2.
P: Como é que os BINS BINs Série 2 impactarão os acquirers?
R: Os Acquirers irão necessitar de atualizar os seus sistemas de modo a serem compatíveis com os BINs Série 2.
Para mais informações visite a página de BINs Série 2.
P: Que outras alterações poderão impactar os BINs no futuro?
R: A Indústria tem vindo a considerar alterar para um standard com 8 dígitos de BIN e a estudar uma data apropriada para a sua implementação. Se adotada, irá necessitar de mais sistemas de planeamento ampliados e de atualizações.
A Mastercard está a trabalhar com um grupo de participantes da indústria para garantir que todas as vozes são ouvidas e de modo a estabelecer o padrão mais eficiente para o crescimento contínuo da indústria.
P: Quem posso contactar na Mastercard para perguntas relacionadas com BINs Série 2?
R: Se tiver um representante da Mastercard, entre directamente em contacto com ele. Alternativamente, poderá enviar um email para BIN_Inquires@mastercard.com
P: Como posso testar o meu terminal de pagamento?
R: Os comerciantes devem trabalhar com o seu acquirer ou fornecedor de modo a verificarem se são necessárias atualizações para aceitarem BINs Série 2.
Os comerciantes que desejarem requisitar BINs Série 2 para teste ou produção de cartões podem enviar email para 2series_test_cards@mastercard.com
P: Como posso solicitar um cartão Mastercard?
R: A Mastercard criou uma ferramenta online para o ajudar a tomar decisões sobre os cartões que estão disponíveis.
P: A sua questão não foi respondida aqui?
R: Se não vir a sua pergunta respondida aqui, recomendamos que contacte a instituição bancária que emitiu o seu cartão uma vez que são eles que detém toda a informação específica da sua conta. Normalmente, existe um número de assistência da sua entidade bancária no verso do cartão. Poderá contactar sempre o número de assistência da Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-71111. Se considerar que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard, clique aqui e insira a sua questão.
P: Como posso usar um localizador de Caixa Automático?
R: Insira a cidade ou o código postal no localizador de ATM. Pode restringir a lista de ATM's se fornecer o nome da rua e o nome de uma instituição financeira, adicionando algum critério adicional que queira incluir como o acesso 24horas. Clique no botão de procura e será apresentada uma lista de ATMs localizados próximos do destino introduzido. Clique no ATM selecionado para obter mais informações acerca da sua localização. Dependendo do seu destino, poderão estar disponíveis indicações de percurso e um mapa.
P: Porque é que não consigo localizar uma Caixa Automático num país específico?
R: A Mastercard recebe a informação de localização das Caixas Automático das instituições financeiras. Se alguma localização ou país não for listado é porque a informação não está disponível. Continuaremos a trabalhar com as instituições financeiras para lhe poder providenciar a informação de localização dos ATMs mais atualizada.
Poderá entrar em contacto com a sua instituição financeira para ter assistência quanto à localização das Caixas Automático, limites e restrições da sua conta no que respeita a levantamentos, cash advance em moeda local, conversão de moeda, taxas de câmbio ou outros serviços oferecidos. Encontrará a sua informação de contacto no verso do seu cartão Mastercard e no seu extrato mensal. Ou pode visitar o site da sua instituição financeira.
P: Não sei a minha password ou o meu PIN. Como posso obter esta informação?
R: Para informação acerca do PIN ou conta, deve contactar a instituição financeira que emitiu o seu cartão. Encontrará a informação de contacto no verso do seu cartão Mastercard e no seu extrato mensal. Ou pode visitar o site da sua instituição financeira.
P: Qual é a taxa de levantamento e de cash advance de uma Caixa Automático?
R: A Mastercard não determina as taxas da Caixa Automático. Qualquer fee cobrada pelo ATM é divulgada no momento que inicia a transação. Nessa altura, ser-lhe-á dada a opção de interromper essa transação se não quiser pagar a taxa. Deve também confirmar a política de taxas das Caixas Automático da instituição financeira que emitiu o seu cartão. Encontrará a informação de contacto no verso do seu cartão Mastercard e no seu extrato mensal. Ou pode visitar o site da sua instituição financeira.
P: A Caixa Automático não aceita o meu cartão. O que devo fazer?
R: Se teve um problema ao usar um Caixa Automático e precisa de assistência, contacte, por favor, o banco que emitiu o seu cartão.
P: Como posso obter uma lista de localização das Caixas Automático se não tenho acesso à internet?
R: Basta um telefonema para ter acesso à rede de Caixas Automático da Mastercard. Terá acesso a dinheiro em numerário para onde quer que vá.
P: Posso usar o meu cartão pré-pago, de presente ou de crédito numa Caixa Automático?
R: Sim. Poderá levantar dinheiro em numerário sempre que tenha saldo com a maioria dos cartões pré-pagos Mastercard e dos cartões presente em qualquer Caixa Automático. No entanto, nem todos os emissores de cartões pré-pagos ou de presente permitem transações em Caixas Automático ou no estrangeiro. Certifique-se com o seu emissor se o seu cartão permite fazer este tipo de transações. Muitos dos cartões de crédito permitem que tenha acesso a adiantamento de dinheiro em numerário (cash advance) no ATM. Irá necessitar de um PIN para levantar dinheiro. Encontrará a informação de contacto no verso do seu cartão Mastercard e no seu extrato mensal. Ou pode visitar o site da sua instituição financeira.
P: Esqueci-me do PIN do meu cartão. Como o posso recuperar ou obter um novo?
R: Deverá contactar a instituição financeira que emitiu o cartão para recuperar ou restaurar o seu PIN. Encontrará a informação de contacto no verso do seu cartão Mastercard e no seu extrato mensal.
P: Como posso substituir um cartão perdido ou roubado?
R: Ajudamos a substituir o cartão perdido ou roubado, esteja onde estiver. Contacte a assistência Mastercard para qualquer problema com o cartão, em qualquer parte do mundo.
P: Perguntas não respondidas aqui?
R: Se não vir a sua pergunta respondida aqui, recomendamos que contacte a instituição bancária que que emitiu o seu cartão, uma vez que é esta que detém toda a informação específica da sua conta. Normalmente, existe um número de assistência da sua entidade bancária no verso do seu cartão. Poderá contactar sempre o número de assistência da Mastercard através do número +1-800-627-8372 ou +1-636-722-71111. Se considerar que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard, clique aqui e insira a sua questão.
P: Como posso indicar aos meus clientes a Caixa Automático mais próxima para que possam levantar dinheiro em numerário com o seu cartão Mastercard?
R: Os titulares de cartão Mastercard têm acesso a mais de um milhão de Caixas Automático à volta do mundo. Pode encaminhar os seus clientes para o localizador de ATM mais próximo.
P: Posso pagar as minhas contas a quem aceite Mastercard diretamente a partir deste site?
R: Não. Para pagar qualquer conta, por favor, visite a página do emissor da fatura e consulte as suas instruções de pagamento.
P: Tenho de pagar alguma comissão ao pagar uma fatura com Mastercard?
R: A Mastercard não cobra taxas de pagamento de faturas. Apesar de alguns fornecedores não cobrarem taxas, lembre-se de perguntar antes se é cobrada alguma comissão ou se têm alguma restrição por pagar com o seu cartão Mastercard.
P: Como posso pagar uma conta com Mastercard?
R: Por favor, contacte o seu fornecedor para fazer um pagamento eletrónico. Muitos fornecem esta opção através das suas páginas de Internet ou por telefone.
P: Com que frequência posso fazer pagamentos automáticos de faturas e quando é que as faturas são pagas?
R: O pagamento automático de faturas é um procedimento que pode estabelecer com os emissores das suas faturas ou com os seus fornecedores, bastando entrar em contacto com eles para combinar valores e datas de pagamento. Cada emissor de faturas tem procedimentos próprios para o pagamento automático das mesmas.
P: Há algum limite para o número de pagamentos automáticos de faturas permitidos com cartão Mastercard?
R: Não, mas é possível que tenha algum limite para a sua conta Mastercard se ultrapassar os limites de crédito.
P: Quem emitiu o meu cartão?
R: Pode encontrar a informação de quem emitiu o seu cartão no verso do mesmo ou no seu extrato bancário.
P: Que cartões posso usar para pagar faturas?
R: Pode usar qualquer cartão de débito ou crédito que tenham a marca Mastercard. Recomendamos que confirme com cada fornecedor se aceitam o seu cartão como meio de pagamento.
P: O que é um pagamento automático?
R: O pagamento automático de faturas permite que evite penalizações e cobranças por atraso de pagamento permitindo aos seus fornecedores realizarem periodicamente um pagamento automático na sua conta Mastercard.
P: O que é o pagamento manual de faturas?
R: Com o pagamento manual de faturas, tem a liberdade de selecionar o valor de pagamento e a data em que é efetuado. Cada vez que a fatura é devida, iniciará o processo de pagamento.
P: Se optar pelo pagamento automático, continuarei a receber as faturas?
R: O pagamento automático é um acordo que estabelece com os seus fornecedores e por isso terá de contactar individualmente cada um (por telefone ou online) para combinar os valores e prazos de pagamento. Muitos dos fornecedores continuam a enviar as faturas indicando o total do valor que irá ser cobrado. Contudo, alguns fornecedores podem permitir que eleja receber as faturas por email ou não receber de todo. No momento que iniciar uma relação de pagamento automático deve determinar como é que o fornecedor lhe vai faturar.
P: Que informação me irão solicitar os meus fornecedores?
R: O pagamento de faturas é um acordo que faz com um conjunto selecionado de fornecedores. Desta forma, terá de contactar cada um para acordar prazos de pagamento e valores.
Normalmente, o fornecedor irá pedir o número de conta Mastercard e a data de validade. Para este pagamento automático, o fornecedor pode pedir também o valor autorizado e a data de cobrança que gostaria que este pagamento seja feito.
Nota: Nem todos os fornecedores permitirão que escolha esta data. Alguns fornecedores podem requerer algumas informações adicionais como uma assinatura.
P: O que devo fazer se a informação da minha conta Mastercard alterar?
R: A sua conta Mastercard poderá sofrer alterações por ser roubada ou perdida, expirar da validade ou upgrade de um novo produto. De modo a prevenir uma interrupção no serviço, deverá contactar cada fornecedor e enviar a nova informação. Recomendamos que mantenha uma lista de fornecedores com os quais tem definido pagamentos automáticos para que possa atualizar a informação sempre que necessário.
P: O que devo fazer se quiser interromper um pagamento automático?
R: Deve contactar o fornecedor com quem quer interromper o pagamento automático e seguir os seus procedimentos para cancelar ou alterar os meios de pagamento.
P: O que devo fazer se não concordar com o valor cobrado no extrato da Mastercard por um fornecedor?
R: : Recomendamos que reveja a fatura em papel ou eletrónica enviada pelo seu fornecedor antes que seja feito qualquer pagamento com o seu cartão Mastercard. Contudo, se existiu um erro ou dúvida sobre o pagamento contacte o seu fornecedor imediatamente para resolver as diferenças detetadas.
Como titular de cartão Mastercard não é responsável por pagamentos não autorizados efetuados na sua conta. Saiba mais sobre Responsabilidade Zero*. Há exceções.
P: Quais os benefícios no pagamento de faturas usando um cartão Mastercard?
R: Usar o seu cartão Mastercard é mais rápido e cómodo que usar cheques. Pode efetuar os pagamentos em qualquer momento, em qualquer lugar do mundo. Os pagamentos irão aparecer no seu extrato mensal, sendo por isso, uma maneira simples e eficaz de manter a organização e o controle dos seus gastos. Mais, se usa o pagamento automático não tem de se preocupar com as datas de pagamento ou com taxas por atrasos. Dependendo do cartão utilizado, poderá ter alguns benefícios.
P: Tem problemas em aceder a mastercard.pt?
R: Este site é otimizado com os seguintes browsers:
P: Que benefícios e seguros são oferecidos gratuitamente com o meu cartão Mastercard?
R: A Mastercard oferece muitas ferramentas diferentes e benefícios que dependem especificamente do cartão que utiliza. Para saber mais sobre o seu cartão, por favor, contacte a Assistência da Mastercard através do número +1-800-627-8372 ou +1-636-722-7111.
P: Que acontece se perder um artigo comprado com um cartão Mastercard?
R: Se tiver perdido um artigo comprado com o seu cartão Mastercard, é possível que tenha direito a subtituição ou reembolso. A Mastercard oferece recursos e benefícios diferentes conforme o cartão que tenha utilizado. Para saber mais acerca dos benefícios do seu cartão, por favor, contacte a Assistência da Mastercard através do número +1-800-627-8372 ou +1-636-722-7111.
P: Que seguro de aluguer de carro a Mastercard oferece quando alugo um carro?
R: O aluguer de carro difere dependendo da localização e especificidades do seu cartão. Por favor contacte a Assistência Mastercard através do número +1-800-627-8372 ou +1-636-722-7111.
P: Como posso conhecer melhor os benefícios do meu cartão?
R: A Mastercard oferece muitas ferramentas diferentes e benefícios que dependem especificamente do cartão que tem. Para descobrir mais sobre os benefícios do seu cartão, por favor, contacte a Assistência da Mastercard através do número +1-800-627-8372 ou +1-636-722-7111
P: Como posso pedir mais benefícios para o meu cartão?
R: Contacte o Centro de assistência Mastercard, a partir dos Estados Unidos através do número +1-800-627-8372 ou telefone com custo no destinatário na maioria dos países através do número +1-636-722-7111.
P: Não encontra nenhuma resposta à sua questão?
R: Se a sua pergunta não foi respondida aqui recomendamos que contacte a sua instituição financeira por esta ser a maior conhecedora de informação específica da sua conta. Normalmente, há um número de assistência no verso do seu cartão. No entanto, poderá sempre contactar o Centro de Assistência Mastercard, através do número +1-800-627-8372 ou telefonar-nos com custo no destinatário na maioria dos países através do número +1-636-722-7111.
P: Como posso obter o nome do comerciante onde o meu cartão foi utilizado indevidamente?
R: A Mastercard preza a preocupação e a diligência que está a tomar para proteger as suas finanças em relação aos cartões de crédito e o inquérito respondido sobre a violação de um cartão que o afetou diretamente. Na Mastercard levamos cada ocorrência de violação de cada cartão muito seriamente e trabalhamos em estreita colaboração com agências de investigação. Além disso, a Mastercard aumentou as penalizações para os processadores, de modo a garantir que cada uma dessas empresas protege os dados do titular do cartão com extremo cuidado e diligência.
Em casos específicos de violação do cartão, a Mastercard não consegue determinar em que comerciante foi feita a transação que gerou violação do cartão porque essa informação não nos é facultada. Sugerimos que contacte a entidade financeira que emitiu o seu cartão Mastercard para uma informação mais actualizada. Normalmente, o contacto de assistência encontra-se no verso do cartão.
P: O que é ter cash back nas compras?
R: Cash back é um serviço oferecido por um pequeno número de comerciantes que permite aos consumidores receberem dinheiro no seu cartão de débito por fazerem uma compra naquele estabelecimento.
P: Preciso de utilizar o meu cartão de débito para ter acesso a cash back?
R: Sim, uma vez que o valor será enviado diretamente para a conta que está associada ao seu cartão de débito, este serviço só está disponível quando usar o cartão de débito.
P: Há alguma comissão para este serviço?
R: Apesar da maior parte dos comerciantes não cobrarem este serviço, existem alguns pontos de venda que o fazem.
P: Qual a vantagem de ter cash back nas compras?
R: Cash back é uma maneira cómoda, rápida e fácil de receber dinheiro na sua conta só por fazer compras nas suas lojas favoritas, poupando uma ida ao ATM. Mais, na maioria dos casos, não tem nenhuma comissão associada a este serviço enquanto que poderá ter de pagar uma taxa no ATM.
P: Há algum limite máximo de cash back por compra realizada?
R: O valor do cash back pode variar de comerciante para comerciante e pode ser sujeito à disponibilidade de fundos no momento da compra. Se tiver questões acerca da disponibilidade de fundos num comerciante específico, por favor, contacte o comerciante diretamente. O cash back também está sujeito à disponibilidade de fundos na conta que está associada ao seu cartão de débito.
P: O que é um cartão com chip EMV e como é que esta tecnologia pode ajudar o seu negócio?
R: O Chip EMV é um cartão embutido com um chip de computador. São simples de usar e aceitar e dão aos titulares maior comodidade e segurança. Estes cartões permitem ainda seguir o rasto das compras oferecendo aos comerciantes e fornecedores oportunidades de marketing.
P: Os cartões com chip são novos?
R: Embora sejam relativamente novos nos Estados Unidos já são utilizados há muito tempo noutros locais. Em alguns países, principalmente na Europa, os comerciantes estão mais familiarizados a aceitar cartões com chip.
P: De que forma os cartões com chip são diferentes dos cartões de banda magnética?
R: Um cartão com chip é em tudo semelhante a um cartão normal mas tem embutido um chip. Em vez de deslizar o seu cartão, deve inseri-lo no terminal para completar a transação. O seu cartão também pode ter a funcionalidade Contactless, permitindo-lhe, durante o checkout, apenas tocar o seu cartão no terminal, quando lhe é dada esta opção.
P: O que são cartões com chip?
R: Um cartão com chip é um cartão semelhante ao cartão ao cartão tradicional mas com um microchip embutido. Este chip contém informação encriptada que dificulta a cópia ou falsificação do cartão. O seu cartão com chip terá também uma banda magnética no verso para que possa continuar a usar o seu cartão enquanto os comerciantes alteram os seus terminais para uns mais recentes.
P: Quais os benefícios do chip?
R: O microchip embutido oferece caraterísticas de segurança robustas e outras capacidades que não são possíveis com os cartões de banda magnética tradicionais. Um chip é virtualmente impossível de falsificar.
P: Onde posso usar o meu cartão com chip?
R: Utilize o seu cartão com chip nos seus comerciantes habituais - quer inserindo o cartão no terminal que tem tecnologia Chip ou simplesmente passando o seu cartão. Pode continuar a usar o seu cartão como fazia anteriormente em pagamentos online, por telefone ou em Caixas Automático.
P: Quem devo contactar se quiser saber mais informações?
R: Para mais informações acerca do seu cartão chip, por favor, contacte a sua instituição financeira.
P: Porque é que o meu cartão está a ser atualizado para chip?
R: Os cartões com chip estão a ser introduzidos nos Estados Unidos depois de terem tido muito sucesso noutras partes do mundo. O seu cartão com chip oferece maior segurança.
P: Qual é o meu PIN?
R: O PIN do seu cartão com chip é o mesmo do cartão anterior. Se se esqueceu do PIN ou quiser alterá-lo, por favor, contacte a sua instituição financeira.
P: Como é que o chip funciona?
R: Quer o seu cartão seja introduzido ou aproximado do terminal, o chip comunica com o terminal para verificar a autenticidade do cartão. Normalmente, o terminal irá pedir logo de seguida que insira o PIN para validar a sua identidade. Uma vez aprovada, a sua transação será concluída.
P: Como posso saber se o meu cartão com chip tem a opção Contactless da Mastercard?
R: O cartão tem funcionalidades Contactless se tiver a palavra "Contactless" ou o seu símbolo no cartão. Pode fazer tap para pagar em comerciantes que tenham o seguinte símbolo ou Contactless no terminal:
Se o comerciante não tiver esta funcionalidade, insira o chip do cartão no terminal e digite o seu PIN.
P: Porque é que o meu cartão de crédito tem um PIN?
R: O seu cartão de crédito tem um PIN para lhe oferecer as funções de segurança mais recentes. Ao introduzir o PIN confirma que está autorizado a utilizar o cartão. Não será cobrada nenhuma comissão por inserir o seu PIN a menos que utilize um cartão de crédito numa Caixa Automático para ter acesso a cash advance.
P: O que é um cartão co-brand?
R: Um cartão co-brand é uma parceria que reúne a Mastercard, uma instituição financeira emissora de Mastercard e uma empresa que queira fazer crescer o seu negócio. As três partes trabalham em conjunto para criar um programa para o cartão que será comercializado para os clientes da empresa parceira. Um cartão co-brand é um meio de pagamento que oferece valor acrescentado aos seus clientes.
P: Que tipos de negócio têm programas de Co-brand de sucesso?
R: Muitas indústrias diferentes têm implementado programas co-brand de sucesso, como por exemplo: companhias aéreas, gasolineiras, empresas automóveis, cadeias de lojas e supermercados. Estas empresas têm uma coisa em comum: um crescimento de clientes que compram produtos e serviços de forma recorrente.
P: Quem é responsável por promover os cartões Co-brand?
R: O nível de apoio fornecido e o grau de responsabilidade por desenhar e implementar este pedido e as promoções do cartão dependerá do acordo entre a empresa parceira e a entidade emissora. Mas a Mastercard tem muitos níveis de apoio e experiência disponíveis para ajudar a empresa parceira com o cartão co-brand e fazer crescer o seu negócio.
P: Como é a imagem de um cartão Mastercard co-brand?
R: As regras da Mastercard permitem que o logo da empresa parceira esteja com destaque na parte da frente do cartão. Os cartões têm também o logo da Mastercard e devem respeitar algumas características no design do cartão. O nome da instituição emissora poderá aparecer mas não é obrigatória. Estes e outros detalhes no design do cartão serão estabelecidos entre o parceiro e a entidade emissora.
P: Como posso encontrar uma entidade emissora para a minha parceria Co-brand?
R: Deverá começar pela instituição financeira com quem a sua empresa já tenha alguma relação. A Mastercard poderá fornecer uma lista de potenciais instituições financeiras de uma longa lista com as quais já trabalhou.
P: Que funções desempenha a Mastercard num programa de Co-brand?
R: Depende do budget e objetivos da empresa parceira. Contudo, a Mastercard tem uma equipa própria de especialistas em programas co-brand que podem ajudar a sua empresa a avaliar e estabelecer uma parceria co-brand que irá ao encontro dos objetivos de todas as partes envolvidas.
P: O que é a Mastercard Contactless?
R: Mastercard Contactless é como ter troco exato onde quer que vá. Um simples tap do seu cartão, de um aparelho wearable de pagamentos Contactless, ou smartphone é tudo o que demora a proceder o pagamento.
P: Porque é que devo usar Contactless?
R: Há muitos benefícios com os pagamentos Contactless:
P: Onde posso fazer pagamentos Contactless?
R: Em qualquer sítio que tenha o símbolo do Contactless pode simplesmente fazer tap para pagar. Isto inclui: restaurantes fast food, gasolineiras, lojas de conveniência, farmácias, estádios e outros.
Se não vir o símbolo, o seu cartão Contactless pode ser usado inserindo-o ou passando-o no terminal de pagamento no checkout.
P: Como pago com Mastercard Contactless?
R: Para fazer uma compra, faça um simples tap com o seu cartão Contactless, com o seu aparelho wearable ou smart phone no leitor de pagamentos no checkout do comerciante.
P: Posso usar o meu cartão Contactless ou dispositivo em terminais de pagamento que não mostram o símbolo Contactless?
R: Poderá fazer pagamentos Contactless em qualquer leitor de pagamentos que mostre este símbolo . Pode também usar os cartões Contactless passando no leitor de banda magnética. Mas, não poderá usar o aparelho wearable de pagamentos Contactless ou smart phone num leitor de banda magnética.
P: A que distância devemos fazer "tap" do leitor de pagamentos?
R: Tipicamente, quando faz tap com o cartão/dispositivo no checkout, deve fazê-lo a uma ou duas polegadas do símbolo do terminal. Por favor, lembre-se que se tiver mais que um cartão Contactless na sua carteira deve retirar o cartão com o qual quer fazer o pagamento em vez de fazer Tap com a sua carteira junto do leitor.
P: Como é que o pagamento aparece no meu extrato mensal?
R: Compras feitas com Contactless aparecerão no seu extrato exatamente como uma outra compra qualquer.
P: Como é que funciona?
R: A tecnologia Contactless usa um chip embutido escondido e antenas de radiofrequência. Quando procede ao pagamento, fazendo Tap com o seu cartão ou dispositivo, o detalhe do pagamento é enviado via wireless para a rede Mastercard. Se usar um telemóvel, momentos depois de fazer tap receberá uma confirmação de pagamento.
P: O que é um aparelho wearable ou um pagamento tab?
R: Um aparelho wearable de pagamentos Contactless é um dispositivo especial que pode colocar no seu porta-chaves. Os emissores de cartões fornecem-no, às vezes, como complemento do cartão primário Mastercard.
P: Tenho de tratar o meu cartão ou dispositivo Mastercard Contactless de alguma forma especial?
R: Trate o seu cartão ou dispositivo contactless da mesma forma que trata qualquer outro cartão de crédito, débito ou pré-pago. Saiba sempre onde tem o seu cartão ou dispositivo Contactless e mantenha-o num local seguro. Certifique-se de ter um registo de todos os números de cartão, datas de validade e contactos de emergência.
P: São necessárias pilhas?
R: Não, não são necessárias pilhas.
P: Tenho de ligar ou desligar?
R: Se usar um telemóvel com tecnologia Contactless pode ligá-lo ou desligá-lo. Se estiver a usar um fob ou cartão Contactless está sempre ligado e pronto a usar.
P: É seguro?
R: Sim. Os pagamentos Contactless fornecem uma tecnologia de encriptação segura, proteção responsabilidade zero e são tão seguros como os seus cartões habituais.
P: Porque é que as assinaturas não são pedidas?
R: Para garantir que Contactless é tão simples e cómodo como o dinheiro, os comerciantes que aceitam Contactless não requerem nenhuma assinatura para compras pequenas (20€ ou menos). Contudo, para a sua proteção, as compras acima de 20€ geralmente requerem assinatura ou PIN.
P: Que devo fazer se o meu cartão ou dispositivo Contactless for perdido ou roubado?
R: Se tiver perdido o seu cartão ou suspeitar de atividade não autorizada na sua conta contacte a sua instituição financeira que emitiu o seu cartão imediatamente. Se não sabe o número do seu cartão, contacte a Mastercard e iremos ajudá-lo a encontrar essa informação.
P: Perguntas não respondidas aqui?
R: Se não vir a sua pergunta respondida aqui, recomendamos que contacte a instituição bancária que emitiu o seu cartão uma vez que são eles que detém toda a informação específica da sua conta. Normalmente, existe um número de assistência da sua entidade bancária no verso do cartão. Poderá contactar sempre o número de assistência da Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-71111. Se considerar que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard, clique aqui e insira a sua questão.
P: O que é a Mastercard Contactless?
R: Mastercard Contactless é como ter troco exato onde quer que vá. Um simples tap do seu cartão, de um aparelho wearable de pagamentos Contactless, ou smartphone é tudo o que demora a proceder o pagamento.
P: Como é que funciona?
R: A tecnologia Contactless usa um chip embutido escondido e antenas de radiofrequência. Quando procede ao pagamento, fazendo Tap com o seu cartão ou dispositivo, o detalhe do pagamento é enviado via wireless para a rede Mastercard. Se usar um telemóvel, momentos depois de fazer tap receberá uma confirmação de pagamento.
P: Como é que aceitar Contactless Mastercard pode beneficiar o meu negócio?
R: A aceitação Contactless provou trazer vários benefícios para os comerciantes, incluindo:
P: Que tipo de comerciantes podem beneficiar mais por aceitar Contactless?
R: A aceitação Contactless é uma excelente escolha para qualquer comerciante, especialmente nos que a rapidez e comodidade são valorizadas ou onde o dinheiro é ainda um meio de pagamento dominante. Exemplos disso são os restaurantes fast food, outlets, supermercados, restaurantes com serviço rápido, lojas de conveniência; drive-thrus, máquinas de venda automática, portagens, táxis, parques de estacionamento, gasolineiras e transportes públicos.
P: Mastercard Contactless é seguro?
R: Sim, as transações Mastercard realizadas através de Contactless são processadas pela mesma rede de pagamentos que processa biliões de transações com cartões magnéticos e de chip, todos os anos.
Os mecanismos de segurança Mastercard Contactless são desenhados para:
Mesmo que o cliente faça tap duas vezes por engano a tecnologia assegura que só é faturado uma vez.
P: É possível efetuar devoluções para um cartão Contactless, telemóvel ou qualquer outro suporte físico?
R: Sim, é possível fazer uma devolução a um cliente fazendo tap no dispositivo de pagamento Contactless da mesma forma que realizou a compra. Por favor, siga a política de devolução da sua loja.
P: A aceitação do pagamento Contactless altera a garantia de pagamento para o comerciante?
R: Não, se o pagamento Contactless é autorizado, online ou offline, o comerciante recebe o seu pagamento com toda a garantia, mesmo para as transações debaixo do limite de CVM de Contactless sem verificação do titular do cartão.
P: Que custos estão implicados?
R: Os custos vão variar de acordo com a solução selecionada. Para aceitar pagamentos Contactless, os comerciantes podem escolher implementar um leitor periférico Plug-in ou um POS totalmente integrado ou sistema de POS autónomo.
P: Em que é que a aceitação de pagamentos por telemóvel é diferente de aceitar cartões?
R: Para o Caixa, os pagamentos por telemóvel vão parecer como um pagamento com cartão Contactless; exceto se o consumidor tiver que validar um PIN, fazer um reconhecimento biométrico ou por padrão no telemóvel.
P: Como é que o processo de verificação de pagamento funciona no Contactless?
R: Para transações até ao limite estabelecido pelo país para pagamentos Contactless não é necessário qualquer PIN ou assinatura para qualquer cartão ou outro tipo de suporte físico. Para compras superiores a este limite, será necessário um código PIN ou uma assinatura. Para compras efetuadas com telemóvel, o consumidor será autenticado no próprio dispositivo com um PIN, ou reconhecimento biométrico ou padrão.
P: Como é que um cliente sabe que pode efetuar um pagamento Contactless naquele local?
R: No terminal do ponto de venda (POS) tem de aparecer o símbolo Contactless . Muitos comerciantes dispõem de sinalética POS em destaque onde incluem a aceitação Contactless.
P: Que outros documentos estão disponíveis para ajudar os comerciantes a lançar os pagamentos Contactless?
R: O Toolkit Contactless para Comerciantes e Como Otimizar a Experiência de Contactless do Consumidor - O Tap perfeito são os guias necessários para fazer avançar o programa Mastercard Contactless.
P: Os consumidores, sem se aperceberem, podem realizar uma compra se passarem por um leitor?
R: Não, tem de ativar o terminal primeiro e o Caixa tem de introduzir o pagamento para ativar o terminal Contactless. Adicionalmente, o cartão ou dispositivo tem de estar a 2 cms do terminal.
P: O comerciante tem de imprimir um recibo de todas as compras Contactless?
R: Não, não é necessário que imprima o recibo por transações de baixo valor a menos que o consumidor peça um recibo.
P: Qual é o limite para transações Mastercard Contactless?
R: Pagamentos Contactless devem aceitar qualquer quantia, o mesmo aplicado para os cartões de pagamento tradicionais.
P: E se o terminal não responder?
R: Tente estes passos para solucionar:
P: Como é que a tecnologia Mastercard Contactless funciona para telemóveis?
R: No checkout, os seus clientes terão de seguir as indicações do seu dispositivo (varia conforme o dispositivo) e, depois, fazer um simples tap sobre o terminal. Quando pagar com um telemóvel, o seu cliente normalmente autentica-se com um PIN ou por reconhecimento biométrico ou padrão.
P: Onde posso encontrar a informação de câmbio exata?
R: Para aceder a uma taxa de câmbio exata, a Mastercard criou uma ferramenta que usa várias fontes do mercado (como Bloomberg, Reuters, Bancos centrais, etc).
Clique aqui para visitar a ferramenta de conversão de moeda.
P: Qual é a taxa de câmbio para um país que vou visitar?
R: Se deseja saber a última taxa de conversão para o país que vai visitar, por favor, visite o nosso site para consultar as últimas taxas de câmbio.
P: De que forma me é cobrada a conversão de moeda na minha conta?
R: Recomendamos que contacte a instituição financeira que emitiu o seu cartão para determinar que taxas são cobradas por conversão de moeda nas transações estrangeiras. Normalmente, há um número de contacto do apoio ao cliente no verso do seu cartão. Pode sempre contactar o Serviço de assistência da Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-7111.
P: Realizei uma compra na minha moeda local, porque me foram cobradas taxas de cambio de conversão?
R: Recomendamos que contacte a instituição financeira que emitiu o seu cartão para determinar que taxas são cobradas por conversão de moeda nas transações estrangeiras. Normalmente, há um número de contacto do apoio ao cliente no verso do seu cartão. Pode sempre contactar o Serviço de assistência da Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-7111.
P: Um comerciante não me deu opção de moeda para o meu pagamento. O que devo fazer?
Agradecemos o seu feedback e lamentamos ter tido uma má experiência num dos comerciantes que aceitam Mastercard. A Mastercard investiga todas as queixas de práticas comerciais fraudulentas. Se desejar falar diretamente com alguém por causa desta comunicação, sinta-se à vontade para nos contactar em POI_Currency_Conversion@mastercard.com.
P: A sua questão não foi respondida aqui?
R: Se não vir a sua pergunta respondida aqui, recomendamos que contacte a instituição bancária que emitiu o seu cartão uma vez que são eles que detém toda a informação específica da sua conta. Normalmente, existe um número de assistência da sua entidade bancária no verso do cartão. Poderá contactar sempre o número de assistência da Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-71111. Se considerar que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard, clique aqui e insira a sua questão.
P: Como posso contactar o Serviço de Apoio ao cliente da Mastercard?
R: Pode entrar em contacto com o Centro de Apoio ao cliente através de Customer_Support@mastercard.com.
P: Como posso começar a aceitar Mastercard?
R: O processo de iniciação é muito simples. O primeiro passo é contactar o seu acquirer ou o fornecedor de pagamento de serviços para solicitar uma conta de comerciante com um banco ou algum dos seus agentes.
P: Como posso aceitar pagamentos e-commerce?
R: Muitos fornecedores de pagamento de serviços podem ajudá-lo a aceitar pagamentos e-commerce. De facto, muitos fornecedores podem ajudá-lo a criar um site, adicionar o serviço de carrinho de compras e aumentar o nível de segurança das transações do seu site.
P: Como posso fazer download de marca Mastercard para colocar na minha página de internet?
R: As versões eletrónicas do Manual de marca da Mastercard estão disponíveis para download no Brand center da Mastercard.
P: A sua questão não foi respondida aqui?
R: Se não vir a sua pergunta respondida aqui, recomendamos que contacte a instituição bancária que que emitiu o seu cartão, uma vez que é esta que detém toda a informação específica da sua conta. Normalmente, existe um número de assistência da sua entidade bancária no verso do seu cartão. Poderá contactar sempre o número de assistência da Mastercard através do número +1-800-627-8372 ou +1-636-722-71111 e redirecionaremos para o seu banco.
Se acredita que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard:
Clique aqui para submeter a questão
ou envie um email para: AskMastercard@mastercard.com.
P: Como posso pedir um cartão Mastercard?
R: Se já tiver uma conta aberta com um banco, contacte-os primeiro para ver se podem fornecer um cartão Mastercard. Se ainda não tiver nenhuma relação com nenhuma instituição bancária ou quiser receber propostas de várias instituições bancárias sugerimos que se informe online sobre as varias propostas que existem no mercado.
P: Existe algum programa que ajude o meu negócio a crescer?
R: Sim, a Mastercard tem diferentes programas desenhados para fazerem crescer vários tipos de negócios.
P: Como é que funciona o processo de pagamento?
R: Vamos rever o processo de pagamento.
P: Quais os benefícios de aceitar Mastercard?
Quer seja um estabelecimento novo ou já estabelecido, o pagamento com cartão pode ter um impacto positivo. Aqui estão alguns dos seus benefícios:
P: Como posso começar a aceitar cartão/pagamentos digitais?
R: Descubra o que precisa saber para começar a aceitar pagamentos eletrónicos.
P: Qual é a diferença entre um acquirer e um facilitador?
R: Um facilitador de pagamento é um comerciante que regista as transações em nome de um sub-comerciante. Um acquirer é uma instituição financeira que processa pagamentos a débito e crédito para um comerciante.
P: O que é um acquirer e para que preciso dele?
R: Também conhecido como um banco comercial, um acquirer é uma instituição financeira licenciada pela Mastercard que apoia a aceitação dos pagamentos Mastercard, junto dos comerciantes. Os acquirers vendem serviços de processamento diretamente aos comerciantes ou contratam agentes para os venderem em sua representação. Estes agentes têm de estar registados na Mastercard e identificar, claramente, os cartões que o banco emissor da Mastercard comercializa. O acordo com o comerciante deve identificar, de forma clara, o nome do banco.
P: O que é uma taxa de intercâmbio?
R: As taxas de Intercâmbio são comissões pagas pelo acquirer ao emissor de cartões por transações efetuadas com o cartão de pagamento. São apenas um dos vários componentes de custos incluidos na Taxa de desconto do comerciante. A Mastercard estabelece as taxas de Intercâmbio que são métodos necessários e eficazes pelos quais a Mastercard mantém uma rede dinâmica de pagamentos.
Saiba mais sobre taxas de intercâmbio Mastercard.
P: Quem devo contactar se tiver um problema com o terminal do ponto de venda?
R: Contacte o seu acquirer ou facilitador de pagamentos se tiver perguntas relacionadas com os seus terminais.
P: Vou ter algum custo por aceitar pagamentos com cartão?
R: O seu Acquirer/facilitador de pagamentos fornece toda a informação sobre custos.
P: Trabalho num departamento jurídico e tenho uma investigação de fraude. Com quem devo falar?
R: Por favor, envie um email para o nosso centro de apoio para o cumprimento de lei em Law_Enforcement_Support@mastercard.com. Por favor, não inclua todo o número do cartão no email, forneça apenas os primeiros 6 dígitos do cartão. Nós responderemos num prazo de 48 horas.
Informamos também que a Mastercard não tem as contas de clientes ou estabelece relações com os titulares de cartão. Enquanto os bancos e Instituições Financeiras emitem cartões com a marca Mastercard sobre uma licença da Mastercard, a relação com o titular do cartão é unicamente feita através da instituição financeira. Como resultado, qualquer informação sobre uma conta é mantida pelo banco ou instituição financeira que emitiu o cartão Mastercard. Também é a instituição bancária que fornece declarações periódicas, divulgações e comunicações com o titular do cartão.
P: Onde posso obter o logo da Mastercard?
R: No Brand Centre da Mastercard poderá encontrar vários materiais e logo para descarregar. Pode também solicitar os decalques do Brand Center.
P: Não tenho o meu cartão Mastercard, como reporto que o cartão foi roubado ou perdido?
R: Um representante da Mastercard poderá ajudá-lo a preencher um formulário de cartão perdido ou roubado. Por favor, entre em contacto com o Centro de Apoio Mastercard.
P: Que responsabilidade tenho por compras efetuadas sem autorização num cartão roubado ou perdido?
R: Se a proteção responsabilidade zero se aplicar no seu cartão, uma vez que reporte que o seu cartão Mastercard foi perdido ou roubado nenhuma transação não autorizada será cobrada na sua conta na maioria das situações. Recomendamos que reveja os próximos 2 extratos bancários para garantir que nenhuma compra não autorizada tenha sido realizada. Se encontrar transações não autorizadas, por favor, contacte de imediato a instituição bancária que emitiu o seu cartão. Normalmente, encontra um número de apoio ao cliente no verso do seu cartão ou no seu extrato bancário. Pode também contactar o Serviço de Assistência Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-7111.
P: Como posso obter um cartão de substituição?
R: A Mastercard pode ajudá-lo a substituir o cartão pondo-o em contacto com a instituição financeira que emitiu o seu cartão. A substituição do cartão requer que a sua instituição bancária autorize a emissão de uma nova conta bancária. Para pedir uma substituição urgente por favor contacte o Serviço de Assistência Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-7111.
P: A sua questão não foi respondida aqui?
R: Se não vir a sua pergunta respondida aqui, recomendamos que contacte a instituição bancária que emitiu o seu cartão uma vez que são eles que detém toda a informação específica da sua conta. Normalmente, existe um número de assistência da sua entidade bancária no verso do cartão. Poderá contactar sempre o número de assistência da Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-71111. Se considerar que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard, clique aqui e insira a sua questão.
P: Cartão perdido ou roubado?
R: Quer tenha sido vítima de um roubo de cartão de crédito, tenha perdido o seu cartão ou queira apenas ajuda a encontrar uma Caixa Automático, estamos aqui para ajudá-lo 24 horas por dia, 365 dias por ano. Contacte para falar com um representante para o seguinte:
Contactos de emergência
In the United States: 1-800-Mastercard (1-800-627-8372)
Clique aqui para ter acesso à lista de contactos de emergência
Para países não listados no nosso diretório, pode ligar para o seguinte número nos Estados Unido: 1-636-722-7111.
P: O que é o Mastercard Nearby?
R: Mastercard nearby é uma APP para telemóvel que o ajuda a encontrar de forma fácil e rápida locais onde possa levantar dinheiro ou fazer compras.
P: A Mastercard nearby está disponível em que telemóveis?
R: A Mastercard nearby está disponível numa loja APP para iPhone and Google Play para telemóveis Android, como na loja Windows para telemóvel, para PC ou para tablet.
P: Que tipo de locais posso encontrar com o Mastercard Nearby?
R:
P: O que são localizações Cash Back?
R: Comerciantes que oferecem a capacidade de obter dinheiro do cartão de débito quando efetuarem uma compra.
P: Como posso usar a App?
R: É simples, basta selecionar os serviços que deseja e a APP irá dizer as localizações perto de si - escolha uma da lista ou do mapa. Pode também procurar por locais, inserindo uma morada no campo de seleção. Selecione um local para visualizar a informação, partilhar a localização via email ou mensagem e, dependendo da sua localização, obter o caminho a seguir. Pode também reportar um problema acerca da localização através da APP.
P: Quais os critérios de seleção disponíveis?
R: Pode procurar por Caixas Automático pelo nome da instituição financeira ou procurar por Caixa Automático com as seguintes características:
Pode também selecionar por Mastercard Contactless; comerciantes de cash back, pelo nome do comerciante ou categoria, incluindo:
Finalmente pode procurar pontos de recarga Mastercard por método de recarga de fundos:
P: Devo ter a informação de localização ligada para utilizar a APP?
R: A informação de localização deve estar ligada nas definições do telefone se quiser que a APP veja a localização perto de si. Se a Localização não tiver ligada pode procurar por um local inserindo a morada na opção de procura.
P: Porque é que estou à procura de estabelecimentos numa cidade ou região específica, mas não estou a encontrar?
R: A Mastercard recebe a informação de localização das instituições financeiras e diretamente dos dados de transação. Se não está a receber nenhum resultado numa cidade ou região específica, a informação não está disponível. Estamos a trabalhar continuamente com instituições bancárias e comerciantes à volta do mundo para expandir a nossa base de dados de localizações e poder oferecer-lhe a informação de localizações mais atualizadas.
P: Porque é que todos os estabelecimentos aparecem no centro da cidade?
R: Estamos continuamente a acrescentar novas regiões e territórios para que possam ser localizadas no nosso mapa. Tratam-se de regiões geográficas nas quais as suas coordenadas possam ser procuradas com uma precisão ao nível do nome da rua. Em países que os nomes de ruas não estejam ainda disponíveis, as coordenadas para a localização são dadas por cidade ou código postal.
P: Porque não encontro as indicações do caminho para a minha região?
R: Não conseguimos disponibilizar instruções de caminho nos mapas que não temos nível de rua estabelecido.
P: Como posso saber como navegar na APP?
R: Veja o tutorial quando instala a APP pela primeira vez ou veja o tutorial em qualquer momento. Para aceder através da APP vá a acerca - ver Tutorial.
P: Para que serve o botão Todos na barra superior?
R: Quando seleciona vários serviços, por defeito, o ecrã terá indicação todos mostrando todos os serviços selecionados. Se quiser ver apenas um serviço de cada vez use a barra deslizante da parte superior para passar a um único serviço.
P: Que significa um número de código sobre o mapa?
R: Um número de código indica que estão disponíveis vários serviços num único local.
P: Porque é que não estou a encontrar nenhum resultado quando insiro um endereço na barra de procura?
R: Tente introduzir mais detalhes do endereço tais como nome da rua, cidade/povoação, estado/Província. Pode também alterar o raio da sua procura para garantir que não tem um raio de ação muito curto ou alargado.
P: Posso enviar informação sobre localização?
R: Sim, as localizações podem ser partilhadas desde a página detalhada clicando no ícone de partilha. Pode enviar a informação de localização por email ou sms.
P: Como posso encontrar Caixas Automático do meu banco?
R: Selecione Caixa Automático na barra superior e clique no ícone do filtro na barra inferior. Depois selecione a Instituição Financeira que quer selecionar da lista que aparece.
P: Como posso selecionar comerciantes específicos ou categorias?
R: Pode selecionar localização de comerciantes por contactless ou cash back. Selecione Cash back ou Contactless na barra superior e clique no ícone do filtro na barra inferior. Pode filtrar por comerciante ou por categoria.
P: Como reporto um problema com localização?
R: Vá aos detalhes de informação clicando numa localização no mapa ou na lista. Selecione o ícone de reportar um problema. Selecione um problema pré-definido da lista que lhe aparece ou selecione outro e introduza uma descrição do problema.
P: Posso alterar o raio de procura?
R: Sim, pode escolher entre 1 e 25 kms nas definições da APP.
P: Como posso obter um Cartão pré-pago Mastercard Everyday?
R: É fácil encontrar um cartão Pré-pago Mastercard Everyday certo para si. Estão disponíveis em lojas participantes e online.
P: Tenho de ativar e registar o meu cartão pré-pago antes de o usar?
R: Os requisitos de ativação e registo variam, por isso, consulte as instruções de embalagem para instruções detalhadas. Para tirar vantagem da função de recarregamento e dos benefícios do cartão como proteção responsabilidade zero ou substituição do cartão é necessário registar o cartão.
P: Como é que uso o cartão Pré-pago Mastercard everyday?
R: Quando estiver preparado para fazer uma compra, dê o seu cartão ao Caixa ou, se pedido, passe o seu cartão no terminal. O valor de compra vai ser automaticamente deduzido no seu saldo do cartão.
P: Onde posso usar o meu cartão pré-pago Mastercard everyday?
R: Pode usar o seu cartão Pré-pago Mastercard everyday onde quer que seja aceite Mastercard débito - em milhares de locais à volta do mundo desde lojas a lojas online, email e ordens por telefone. Também pode usar o seu cartão para pagar contas online.
P: O saldo disponível no meu cartão não cobre o valor da minha compra. Posso usar meu cartão pré-pago?
R: Sim, só tem de informar o Caixa que valor quer que seja cobrado no cartão Pré-pago e que valor vai ser pago com outro meio de pagamento. Tenha em linha de conta que nem todos os estabelecimentos aceitam pagamentos com duas formas de pagamento diferentes.
P: Como posso devolver um artigo que foi comprado com o cartão Pré-pago Everyday?
R: Quando fizer a devolução, o Caixa poderá pedir o seu cartão. O valor devolvido será creditado no seu cartão.
P: Não consigo encontrar o meu cartão Pré-pago Mastercard everyday. Que devo fazer?
R: Se registou o seu cartão pré-pago Mastercard everyday, o seu emissor poderá substituir o cartão com a informação que forneceu durante o registo. Tenha a certeza que grava o seu número de cartão.
Entre em contacto imediatamente com o emissor do seu cartão para denunciar o cartão perdido ou roubado. Também pode entrar em contacto com Serviços de Emergência para obter assistência adicional.
Mastercard Everyday Prepaid Cards que foram registados incluem proteção de Responsabilidade Zero. São aplicáveis certas exceções. Clique aqui para termos e condições para proteção responsabilidade zero.
P: Como posso adicionar fundos ao meu cartão?
R: Depois de registar o seu cartão pré-pago Mastercard Everyday, a melhor maneira de adicionar fundos ao seu cartão é criar o depósito direto do seu ordenado. Informe a sua empresa dos dados do seu cartão para que o ordenado possa ser pago diretamente no seu cartão. As informações de depósito direto variam, por isso pedimos que consulte a embalagem do cartão ou entre em contacto com o emissor do cartão.
Também pode adicionar dinheiro ao seu cartão nos estabelecimentos da rede. Verifique a embalagem do seu cartão ou entre em contacto com o emissor do cartão para descobrir quais são os estabelecimentos que aceitam.
P: Onde posso obter um cartão presente pré-pago?
R: Os cartões presente pré-pagos da Mastercard estão disponíveis nas entidades bancárias e algumas lojas, bem como online e por telefone. Existem muitos estilos de cartões para escolher, alguns dos quais podem ser personalizados com design exclusivos, o nome do destinatário e mensagens pessoais. É fácil encontrar o cartão presente pré-pago ideal para si.
P: Recebi um cartão presente Pré-pago Mastercard. Preciso de o ativar ou registar?
R: Verifique o seu cartão presente, o recibo ou a embalagem para obter instruções específicas de ativação. Muitos cartões pré-pagos Mastercard vendidos em lojas são ativados automaticamente quando o cartão é comprado. Ligue para o número de serviço ao cliente na parte de trás do cartão se tiver dúvidas sobre como ativar o cartão. Para compras online e por telefone, talvez seja necessário registar o seu cartão com o emissor do cartão.
P: Como posso usar o cartão presente Pré-pago?
R: Quando estiver pronto para fazer a sua compra, dê o seu cartão ao Caixa ou, se solicitado, deslize o seu cartão no terminal. O valor da compra será automaticamente deduzido do saldo do cartão.
P: Onde posso usar o meu cartão presente Pré-pago?
R: Pode usar o seu cartão de crédito pré-pago Mastercard em qualquer lugar onde MasterCard débito é aceite - são milhões de locais em todo o mundo, desde lojas físicas a lojas online, de email e de telefone. Também pode usar o seu cartão para pagar contas online.
P: Durante quanto tempo posso usar o meu cartão presente Pré-pago?
R: Pode fazer compras no seu cartão presente pré-pago até o valor do cartão ter sido esgotado ou até a data de validade indicada no cartão.
P: O que acontece se eu precisar devolver um artigo comprado com o meu cartão presente pré-pago Mastercard?
R: Quando fizer a devolução, o Caixa poderá pedir o seu cartão. O valor devolvido será creditado no seu cartão.
P: Como posso ver o saldo do meu cartão pré-pago de viagens?
R: Dependendo do seu cartão, poderá ser capaz de verificar o seu saldo no site do seu emissor. Alguns comerciantes podem ter a capacidade de ler o saldo do seu cartão.
P: Como é que funcionam os cartões Pré-pagos de viagens?
R: Os cartões pré-pagos de viagens funcionam da mesma forma que todos os cartões pré-pagos, poderá usar o valor carregado no seu cartão em qualquer sítio onde Mastercard débito seja aceite. Pode fazer compras nas lojas, online ou por telefone. À medida que fizer compras com o cartão, o valor será deduzido automaticamente do saldo disponível. Pode continuar a utilizar o seu cartão até o valor ter sido completamente gasto ou até terminar a data de validade indicada no cartão.
Poderá querer confirmar o saldo do seu cartão antes de efetuar uma compra porque o comerciante ou fornecedor pode não ter forma de aceder a esta informação.
P: E se o meu cartão for roubado ou perdido?
R: Entre em contacto imediantamente com o emissor do seu cartão para denunciar um cartão perdido ou roubado. Existe um número de serviço ao cliente na parte de trás do cartão. Certifique-se que mantém um registro do número do Cartão de Viagem Mastercard. O seu emissor pode precisar dessas informações para cancelar o cartão e emitir uma substituição.
Se registou o seu cartão pré-pago Mastercard everyday, o seu emissor poderá substituir o cartão com a informação que forneceu durante o registo. Tenha a certeza que grava o seu número de cartão.
P: O que é o Mastercard rePower?
R: Mastercard rePower é um serviço da Mastercard que permite carregar dinheiro no seu cartão em determinados estabelecimentos aderentes.
P: Como funciona o Mastercard rePower?
R: Tão simples como dirigir-se a um comerciante aderente com o valor que quer carregar.
Alguns comerciantes aceitam que passe o cartão, o que permite que carregue fundos na loja pedindo ao Caixa para deslizar o seu cartão. Enquanto outros comerciantes vendem pacotes de recarga (por exemplo, Green Dot MoneyPak, Vanilla Reload Pack) que terá de comprar e carregar o valor no seu cartão ao digitar um código online ou por telefone.
Os locais da Western Union solicitarão que preencha um formulário e um agente irá carregar o dinheiro no seu cartão.
P: Como utilizo o localizador de comerciantes Mastercard rePower?
R: Clique aqui para aceder ao localizador de comerciantes rePower. Digite uma cidade ou um código postal para pesquisar milhares de localizações de comerciantes perto de si. Pode diminuir ainda mais a lista, fornecendo um endereço ou o nome de um comerciante.
R: Para os estabelecimentos que aceitam o método de recarregamento por leitura de cartão, essa opção está indicada junto ao seu nome. Para os estabelecimentos que oferecem o serviço rePower através do seu cartão Green Dot® MoneyPak terão "MoneyPak" indicado. Os estabelecimentos que oferecem ambos os métodos terão indicado "Ambos".
P: Posso recarregar qualquer cartão pré-pago nos comerciantes Mastercard rePower?
R: Através da rede rePower da Mastercard apenas se podem carregar cartões pré-pagos recarregáveis que tenham a marca Mastercard ou Maestro. Pode descobrir se o seu cartão é elegível, procurando o logotipo do Mastercard rePower na parte de trás do seu cartão ou entrando em contacto com o emissor do seu cartão.
P: Como faço para obter o saldo do cartão pré-pago da Mastercard?
R: Pode obter o seu saldo seguindo as instruções fornecidas com o seu cartão. Geralmente, isso inclui visitar o site do emissor do cartão ou contactar o número de telefone na parte de trás do cartão.
P: Quanto custa uma transação de recarga da Mastercard?
R: Os comerciantes podem cobrar uma taxa de recarga. Por favor, reveja a secção de taxas e confirme com o seu comerciante local para uma informação mais atualizada.
P: A sua questão não foi respondida aqui?
R: Se não vir a sua pergunta respondida aqui, recomendamos que contacte a instituição bancária que emitiu o seu cartão uma vez que são eles que detém toda a informação específica da sua conta. Normalmente, existe um número de assistência da sua entidade bancária no verso do cartão. Poderá contactar sempre o número de assistência da Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-71111. Se considerar que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard, clique aqui e insira a sua questão.
P: O que devo fazer se a sobretaxa do comerciante não tiver sido claramente informada antes de pagar?
R: Os comerciantes devem informar claramente as suas sobretaxas no registo e indicar claramente o valor da sobretaxa no recibo. Se não acredita que tenha sido cobrado o valor correto, ou gostaria de denunciar uma cobrança questionável, envie-nos um e-mail.
P: Porque é que me foi cobrado mais numa bomba de gasolina por ter usado o meu cartão Mastercard?
R: Um comerciante pode oferecer um desconto aos clientes que pagarem em dinheiro, desde que o desconto seja informado. Se gostaria de denunciar uma cobrança questionável, pode completar um breve formulário on-line.
P: Os comerciantes podem pedir-me para me identificar por usar o meu cartão Mastercard?
R: Existem certas situações quando usa o seu cartão Mastercard no qual um comerciante pode pedir algumas informações pessoais. Por exemplo, para opções de envio. Além disso, se o cartão Mastercard não estiver assinado, um comerciante deve solicitar identificação pessoal (mas não gravá-la) e pedir ao titular do cartão que assine o cartão antes de concluir a transação.
Se acredita que um comerciante violou o padrão acima ou a sua ação de pedir identificação é questionável, pode denunciá-lo preenchendo um breve formulário on-line.
P: Eu tentei fazer uma compra, mas o meu cartão foi recusado. O que devo fazer?
R: Se uma transação for recusada, entre em contacto com a instituição financeira que emitiu o seu cartão. Às vezes, os bancos colocam medidas de segurança com vista a reduzir o risco de transações fraudulentas em determinados tipos de transações, o que pode resultar em transações recusadas.
P: A sua questão não foi respondida aqui?
R: Se não vir a sua pergunta respondida aqui, recomendamos que contacte a instituição bancária que emitiu o seu cartão uma vez que são eles que detém toda a informação específica da sua conta. Normalmente, existe um número de assistência da sua entidade bancária no verso do cartão. Poderá contactar sempre o número de assistência da Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-71111. Se considerar que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard, clique aqui e insira a sua questão.
P: Recebi um e-mail / chamada telefónica da Mastercard sobre a minha conta, mas parece ser uma fraude ou um e-mail de phishing. O que devo fazer?
R: A Mastercard nunca solicitará informações pessoais ou da conta de um titular de cartão e suspeitamos que a informação que recebeu é fraudulenta. Os consumidores devem sempre proteger as suas informações pessoais e abster-se de responder a suspeitas de fraude por e-mail / telefone. Se suspeitar de fraude na sua conta, entre em contacto com o banco emissor do seu cartão imediatamente para denunciá-lo. Agradecemos se poderia encaminhar o e-mail original para stopit@mastercard.com.
P: Alguém me contactou para oferecer uma taxa mais baixa no meu cartão Mastercard, mas parece ser uma fraude. O que devo fazer?
R: A Mastercard não contacta pessoas diretamente para solicitar informações pessoais, incluindo informações sobre a conta do cartão de crédito ou débito. Se recebeu um contacto telefónico não solicitado, um e-mail, um texto ou uma solicitação de social media de algum indivíduo que indique ser um representante Mastercard, não responda.
Os titulares de cartões Mastercard devem sempre proteger as suas informações pessoais e não responder a quaisquer e-mails ou perguntas suspeitas.
Se é uma vítima de um ataque de phishing e acredita que as informações da sua conta podem ter sido comprometidas, entre em contacto com a instituição financeira que emitiu o seu cartão de crédito ou débito para denunciar o incidente.
P: Eu acredito que foram realizadas compras fraudulentas com o meu cartão de crédito Mastercard ou cartão de débito. Como faço para denunciá-lo?
R: Se acredita que uma transação cobrada na sua conta é fraudulenta, deve entrar em contacto imediatamente com a instituição financeira que emitiu o seu cartão. Normalmente, há um número de serviço ao cliente no verso do seu cartão. Poderá sempre entrar em contacto com o Centro de assistência Mastercard, através do número 1-800-627-8372 (EUA) ou à colecta em 1-636-722-7111.
P: Eu sei quem cometeu uma fraude no meu cartão de crédito ou de débito Mastercard . Como faço para denunciá-lo?
R: Se acredita que tem informações sobre uma pessoa que cometeu uma fraude usando o seu cartão Mastercard sem a sua autorização, entre em contacto com a instituição financeira que emitiu o seu cartão. As informações de contacto podem ser localizadas no verso do seu catão ou num extrato mensal.
P: Eu acredito que alguém solicitou um cartão de crédito Mastercard em meu nome. O que devo fazer?
R: A Mastercard não emite cartões e não podemos dizer se uma conta foi aberta em seu nome. Se conhece o nome da instituição financeira, deve contactá-los imediatamente e cancelar a conta. De seguida, deve notificar cada uma das três agências de crédito:
As agências de crédito devem fornecer uma cópia do seu relatório de crédito. Mesmo que não veja um credor incomum num relatório de crédito, deve escrever formalmente para informá-los sobre a situação.
Para obter mais informações sobre relatórios de crédito, aceda a www.ftc.gov e selecione relatórios de crédito.
P: Houve uma violação na minha conta e recebi um novo cartão. Como posso obter mais informações?
R: A Mastercard aprecia a preocupação e a diligência que está a tomar para proteger as suas finanças. Nós levamos cada violação de cartão muito a sério e trabalhamos em estreita colaboração com agências de investigação. Pedimos que entre em contacto com a sua instituição financeira para obter as informações mais atualizadas. Normalmente, há um número de serviço ao cliente na parte de trás do cartão.
P: Como faço para denunciar uma possível fraude?
R: Se possui informações de contacto de alguém que cometeu uma fraude numa conta Mastercard, entre em contacto com o seu comerciante ou fornecedor do serviço para que o possa ajudar a contactar a instituição financeira que emitiu o seu cartão Mastercard.
P: Como posso obter um cartão de substituição?
R: A Mastercard pode ajudá-lo a obter um cartão de substituição trabalhando com a instituição financeira que emitiu o seu cartão. Os cartões de substituição exigem que a sua instituição financeira emita um novo número de conta. Para solicitar uma substituição do cartão de emergência, entre em contacto com o Centro de Assistência Mastercard, através do número 1-800-627-8372 (EUA) ou pago no destino 1-636-722-7111.
P: O que é o Mastercard rePower?
R: A MasterCard rePower Load Network é um serviço da Mastercard que permite recarregar dinheiro no cartão pré-pago Mastercard nos comerciantes aderentes. Este serviço está atualmente disponível nos EUA em mais de 100.000 lojas.
P: Como funciona o Mastercard rePower?
R: Basta visitar um comerciante aderente com o dinheiro que deseja carregar. Alguns comerciantes suportam o método de leitura de cartão, o que permite que adicione fundos na loja pedindo ao Caixa para passar o cartão no terminal. Enquanto que outros comerciantes vendem pacotes de recarga (por exemplo, Green Dot MoneyPak, Vanilla Reload Pack) que compra e adiciona fundos no seu cartão inserindo um código on-line ou por telefone.
Os locais Western Union solicitarão que preencha um formulário para recarregar o cartão e o agente irá carregar o dinheiro no seu cartão.
P: Como posso utilizar o localizador MasterCard rePower ?
R: Digite uma cidade e um estado, ou um código postal para procurar o comerciante mais próximo de si. Pode diminuir ainda mais a lista de locais dos comerciantes de Mastercard rePower fornecendo um nome de rua. Clique no botão Pesquisar, e receberá uma lista de locais e o tipo de recarga suportado (por exemplo, leitura de cartão, Western Union, Recarregar Pacote).
P: Como faço para obter o saldo do cartão pré-pago da Mastercard?
R: Siga as instruções fornecidas com o seu cartão. Normalmente, pode obter o seu saldo, quer visitando o site do emissor do seu cartão ou se contactar o número de telefone na parte de trás do cartão.
P: Quanto custa uma transação de recarga da Mastercard?
R: Podem ser aplicadas taxas de recarga pelo revendedor. Consulte a seção de taxas e também verifique com um comerciante participante as informações mais atualizadas.
P: A sua questão não foi respondida aqui?
R: Se a sua pergunta não estiver listada entre os tópicos e questões anteriores, a sua melhor opção é entrar em contacto com a instituição financeira que emitiu a sua conta, pois são eles que têm todas as informações específicas e exclusivas da sua conta. Normalmente, pode encontrar o número de contacto no verso do seu cartão. Também pode sempre entrar em contacto com o Centro de assistência Mastercard, gratuitamente, através do número 1-800-627-8372 ou a pagar no destino através do número 1-636-722-7111.
Se acredita que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard, clique aqui para enviar a sua pergunta.
P: Posso recarregar qualquer cartão pré-pago nos comerciantes MasterCard rePower?
R: Os cartões pré-pagos recarregáveis da Mastercard são os únicos cartões que podem ser carregados usando a rede de carga Mastercard rePower. Pode descobrir se o seu cartão é elegível, procurando o logotipo do MasterCard rePower na parte de trás do seu cartão ou entrando em contacto com o emissor do seu cartão.
P: Eu sou um comerciante. O que é Mastercard SecureCode?
R: Mastercard SecureCode é um programa pensado para fornecer aos comerciantes online uma segurança adicional na qual os bancos emissores autenticam os titulares de cartão e qualificam as suas transações on-line para proteção contra rejeições de "titular de cartão não autorizado" ou "titular não reconhecido".
P: Eu sou um consumidor. O que é Mastercard SecureCode?
R: Mastercard SecureCode é um serviço para melhorar o seu cartão de crédito ou débito Mastercard. Com um código privado - semelhante a um PIN - obtém proteção contra o uso não autorizado do seu cartão quando compra nos comerciantes online aderentes.
P: Como funciona Mastercard SecureCode?
R: Uma vez que se regista e cria uma password SecureCode, esta será pedida no checkout de cada compra online que realize com o cartão de débito ou crédito registado. A instituição financeira confirmará no momento o seu código SecureCode de modo a que possa terminar a sua compra. O seu SecureCode nunca será partilhado com o comerciante. É como digitar o seu PIN num Caixa Automático.
P: Como é que Mastercard SecureCode me protege?
R: Ao realizar uma compra num comerciante aderente e tiver inserido o seu SecureCode corretamente, confirma que é o titular autorizado do cartão e a sua compra será concluída. Se um SecureCode incorreto for inserido, a compra não será autorizada.
P: Tenho de obter um cartão novo para usar SecureCode?
R: Poderá usar qualquer um dos seus cartões de crédito ou débito Mastercard que detém, desde que os cartões sejam de uma instituição financeira aderente. Se não tem a certeza se a sua instituição financeira fornece este serviço, reveja a lista das instituições financeiras aderentes. Se não vê a sua instituição financeira, volte mais tarde, pois a lista é frequentemente atualizada.
P: Quantos cartões posso registar com SecureCode?
R: Nós sugerimos que registe todos os seus cartões Mastercard. Não há limite quanto ao número de cartões que pode registar.
P: Duas pessoas com uma conta conjunta podem usar a mesma password ou têm de registar SecureCode separadamente?
R: A inscrição é ao nível da conta, assim a password deve ser partilhada.
P: Que devo fazer para me lembrar do meu SecureCode?
R: Poderão pedir que reponha a sua password ou poderá contactar o serviço de apoio ao cliente da sua instituição financeira que normalmente se encontra no verso do seu cartão.
P: E se o meu SecureCode falhar ou receber uma mensagem de erro?
R: Deve contactar o serviço de apoio ao cliente da sua instituição financeira que normalmente se encontra no verso do seu cartão. Indique a mensagem que lhe aparece.
P: E se não receber um SMS/Mensagem de texto com o meu PIN SecureCode?
R: Se a sua instituição financeira utilizar SMS/Mensagem de texto para autenticação SecureCode, terá de contactar o serviço de apoio ao cliente da sua instituição financeira que normalmente se encontra no verso do seu cartão.
P: O que acontece quando o meu cartão expira ou altero os dados de faturação?
R: O emissor do seu cartão irá atualizar automaticamente o seu perfil.
P: O que acontece se cancelar o meu cartão e pedir um novo com um número de cartão diferente?
R: Terá de registar o novo cartão para SecureCode. Simplesmente, volte ao site de registo e complete o processo com o seu novo cartão.
P: Eu sou um comerciante ou empresa online, como posso aderir ao Mastercard SecureCode?
R: A capacidade de suportar o SecureCode pode já estar disponível através do seu processador de transações. Tudo o que precisa fazer é:
P: Depois de implementar o SecureCode, como posso testar o meu site?
R: Entre em contacto com o processador de transações quando estiver pronto para testar o seu site.
P: Para os compradores online é fácil utilizar SecureCode?
R: Sim. Os compradores inserem simplesmente o seu Mastercard SecureCode num campo disponibilizado pelo emissor do seu cartão antes que a transação seja processada. O emissor do cartão é responsável por validar o código.
P: Sou um comerciante que gostaria de oferecer SecureCode. Como posso fazer para encontrar um fornecedor SecureCode certificado?
R: Uma lista atualizada de fornecedores Mastercard SecureCode compatíveis com os certificados está disponível aqui: lista de fornecedores Mastercard SecureCode.
P: Como posso fazer download do logotipo da Mastercard SecureCode para colocar no meu site?
R: Depois de concluir o teste de conformidade, a Mastercard irá fornecer um identificador do programa SecureCode.
P: Sou um comerciante, porque é que deveria oferecer Mastercard SecureCode?
R: Ao fornecer a opção aos seus clientes de poderem utilizar SecureCode, irá obter proteção contra devoluções não autorizadas do titular do cartão por transações autorizadas. Essa proteção é projetada para reduzir a sua exposição a devoluções e a despesas de processamento.
E quando implementa o SecureCode, aumenta a confiança do consumidor, torna os seus clientes mais propensos a realizarem compras online na sua loja. Também pode ajudá-lo a expandir o alcance geográfico da sua empresa vendendo para clientes em países onde os cartões de débito online são mais utilizados do que os cartões de crédito. Além de proteção adicional contra devoluções para esses clientes, também poderá processar transações de débito Maestro.
P: Como sei se um comerciante participa no SecureCode?
R: A maioria dos comerciantes aderentes irá exibir o logotipo do Mastercard SecureCode no seu site. No entanto, mesmo que não veja o logotipo do SecureCode, o comerciante ainda pode ser aderente e será pedido o seu SecureCode.
P: Como é que o comerciante online sabe que eu estou registado com SecureCode?
R: Quando usa um cartão registado no programa SecureCode num comerciante online aderente, o comerciante reconhece automaticamente o seu Mastercard no momento da transação.
P: O que acontece quando uso o meu SecureCode num comerciante aderente?
R: Quando faz uma compra num comerciante aderente e insere os seus dados de pagamento Mastercard registados, será automaticamente solicitado pela sua instituição financeira para inserir o seu SecureCode. Depois de rever os detalhes da sua compra e confirmar que a sua saudação pessoal é correta, basta digitar o seu SecureCode para concluir a sua compra.
P: O que é uma saudação pessoal?
R: A saudação pessoal é uma mensagem que criou durante o registo. Cada vez que fizer uma compra on-line num comerciante aderente, será solicitado que insira o seu SecureCode. Naquele momento, verá a sua saudação pessoal e outros detalhes de compra. A saudação pessoal é a sua garantia de que está a comunicar com a sua instituição financeira.
Se a saudação pessoal exibida na caixa de diálogo pop-up estiver incorreta, não deve inserir o seu SecureCode. Deve entrar em contacto com o serviço ao cliente imediatamente, contactando o número que se encontra no verso do seu cartão.
P: Como é que o SecureCode vai alterar o processo de compra online?
R: O processo de compra online não se irá alterar exceto na altura em que lhe será pedido o seu SecureCode no pagamento. O seu SecureCode nunca será revelado ao comerciante durante o processo de compra.
P: Posso fazer compras nos comerciantes que aceitam Mastercard, mas não são aderentes SecureCode?
R: Se realizar uma compra num comerciante que não é aderente SecureCode, não será solicitado o seu SecureCode. Continuará protegido contra compras não autorizadas pela proteção responsabilidade zero da Mastercard.
P: Sou um comerciante que gostaria de oferecer o SecureCode aos meus clientes. Como faço para obter mais informações?
R: Para obter mais informações sobre a adesão ao Mastercard SecureCode, visite o Comerciante SecureCode.
P: Como é que o SecureCode é diferente de Proteção Responsabilidade zero?
R: Usar Mastercard SecureCode fornece segurança adicional para evitar que o seu cartão seja usado de forma não autorizada. São aplicadas algumas exceções. Proteção Responsabilidade zero fornece cobertura se o seu cartão tiver sido usado de forma fraudulenta.
P: Onde posso visualizar termos e condições para o SecureCode?
R: Visite o site da instituição financeira para obter os termos e condições específicos do seu cartão.
P: Onde posso rever a política de privacidade do SecureCode?
R: Visite o site da sua instituição financeira para rever a política de privacidade específica do seu cartão.
P: A sua questão não foi respondida aqui?
R: Se não vir a sua pergunta respondida aqui, recomendamos que contacte a instituição bancária que emitiu o seu cartão uma vez que são eles que detém toda a informação específica da sua conta. Normalmente, existe um número de assistência da sua entidade bancária no verso do cartão. Poderá contactar sempre o número de assistência da Mastercard através do número 1-800-627-8372 ou 1-636-722-71111. Se considerar que a sua pergunta só pode ser respondida pela Mastercard, clique aqui e insira a sua questão.
P: Como funciona Mastercard SecureCode?
R: Quando um titular do cartão faz o seu pedido online num comerciante aderente, Mastercard SecureCode inicia o seguinte processo para garantir que o titular do cartão esteja autorizado a realizar esta transação:
P: Mastercard SecureCode também aceita cartões com a marca Maestro?
R: Sim. Mastercard SecureCode permite uma forma dos emissores poderem aceitar transações online Maestro, que permitem transações transfronteiriças em países onde o débito está mais estabelecido que o crédito.
P: Preciso exibir o logotipo Mastercard SecureCode no meu site?
R: Sim. Depois de concluir o teste com sucesso, a Mastercard fornecerá o logotipo Mastercard SecureCode para que o possa colocar no seu site, de acordo com as diretrizes da Mastercard. Isso permite que os clientes saibam que está a fazer a sua parte para tornar as suas transações mais seguras.
P: Com quem posso entrar em contacto para obter assistência com Mastercard SecureCode?
R: Se tiver Mastercard SecureCode e tiver algum problema entre em contacto com a instituição financeira que emitiu o cartão Mastercard. Clique aqui para encontrar a sua instituição financeira. Por favor, note que, se sua instituição financeira não estiver listada, ela não oferece o SecureCode.
P: Qual é a política da Mastercard quando se trata de relatar vulnerabilidades de segurança?
R: Na Mastercard, a segurança e proteção são princípios fundamentais para todas as partes da nossa empresa e as plataformas de tecnologia inovadoras e os serviços que habilitamos. Sabemos que produtos e serviços seguros são essenciais para a confiança que os nossos clientes, titulares de cartões, comerciantes e outros parceiros colocam em nós.
Se acredita que identificou uma vulnerabilidade de segurança, pedimos que nos informe o mais rapidamente possível através do nosso programa de relatórios de vulnerabilidades. Investigaremos todos os relatórios confirmados e legítimos e faremos o nosso melhor para resolver rapidamente o problema que nos ajudou a detetar o mais rápido possível.
P: Que plataformas e categorias de vulnerabilidade estão no campo de atuação?
R: Atualmente, as seguintes plataformas e categorias de vulnerabilidades estão no campo de atuação do nosso programa de relatórios de vulnerabilidade (bug bounty program):
Plataformas
Categorias de vulnerabilidade
P: E se encontrar vulnerabilidades ou assuntos fora destas áreas?
R: A segurança é a nossa prioridade máxima. Nós somos implacáveis em garantir os nossos ativos digitais e recebemos a oportunidade de colaborar com a comunidade de pesquisas em tecnologia e segurança cibernética. Pode enviar possíveis vulnerabilidades de segurança para security@mastercard.com. Por favor, tenha em atenção que as informações fornecidas através deste endereço de e-mail não são elegíveis para compensação no nosso programa de relatório de vulnerabilidades.
P: Qual é o processo de recompensa para vulnerabilidades relatadas?
R: Recompensas monetárias são oferecidas a pesquisadores de segurança externa se identificarem um problema numa das plataformas do campo de atuação. A compensação depende da gravidade e impacto da questão identificada.
P: O meu recibo não indica claramente a sobre-taxa. O que devo fazer?
R: Os comerciantes podem cobrar uma sobre-taxa adicional aos clientes que pagam com cartões de crédito Mastercard. Estas taxas não são permitidas com os cartões de débito da Mastercard ou os cartões pré-pagos da Mastercard. Os comerciantes devem apresentar as suas políticas de aplicação de sobre-taxas no ato de registo dos clientes e indicar claramente o montante da sobre-taxa no respetivo recibo.
Se não tem a certeza de que a taxa foi aplicada adequadamente, ou se quiser denunciar a aplicação de uma taxa duvidosa, pode dirigir-nos diretamente uma mensagem de correio eletrónico para o endereço: merchantsurcharge@mastercard.com.
P: A sobre-taxa do comerciante foi mais elevada do que eu esperava. O que devo fazer?
R: A sobre-taxa avaliada pelo comerciante não pode ultrapassar a taxa de serviço do comerciante, que este paga quando realiza uma transação que o cliente liquida com cartão. Nos Estados Unidos, esta taxa aplicada a transações com cartões Mastercard, varia geralmente entre 1,5% e 3%. Em caso algum poderá o comerciante aplicar uma sobre-taxa superior a 4%. Os comerciantes devem apresentar as suas políticas de aplicação de sobre-taxas no ato de registo dos clientes e indicar claramente o montante da sobre-taxa no respetivo recibo.
Se não tem a certeza de que a taxa foi aplicada adequadamente, ou se quiser denunciar a aplicação de uma taxa duvidosa, pode enviar uma mensagem para aqui e apresentar a informação solicitada.
P: A sobre-taxa do comerciante não foi apresentada claramente antes do pagamento. O que devo fazer?
R: Os comerciantes devem apresentar as suas políticas de aplicação de sobre-taxas no ato de registo dos clientes e indicar claramente o montante da sobre-taxa no respetivo recibo. Se não tem a certeza de que a taxa foi aplicada adequadamente, ou se quiser denunciar a aplicação de uma taxa duvidosa, pode enviar uma mensagem de correio eletrónico para aqui e apresentar a informação solicitada.
P: Foi aplicada uma sobre-taxa sem o meu conhecimento. O que devo fazer?
R: Os comerciantes podem cobrar uma sobre-taxa adicional aos clientes que pagam com cartões de crédito Mastercard. Estas taxas não são permitidas com os cartões de débito da Mastercard ou os cartões pré-pagos da Mastercard. Pode encontrar mais informação sobre estes requisitos aqui.
Os comerciantes devem apresentar as suas políticas de aplicação de sobre-taxas no ato de registo dos clientes e indicar claramente o montante da sobre-taxa no respetivo recibo.
Se não tem a certeza de que a taxa foi aplicada adequadamente, ou se quiser denunciar a aplicação de uma taxa duvidosa, pode dirigir-nos diretamente uma mensagem de correio eletrónico para o endereço: merchantsurcharge@mastercard.com.
P: Um comerciante quer cobrar uma sobre-taxa ou tarifa adicional com o meu cartão Mastercard. O que devo fazer?
R: Os comerciantes podem cobrar uma sobre-taxa adicional aos clientes que pagam com cartões de crédito Mastercard, sempre que permitido por lei. Estas taxas não são permitidas com os cartões de débito da Mastercard ou os cartões pré-pagos da Mastercard. Pode encontrar mais informação sobre estes requisitos aqui.
Os comerciantes devem apresentar as suas políticas de aplicação de sobre-taxas no ato de registo dos clientes e indicar claramente o montante da sobre-taxa no respetivo recibo.
Se não tem a certeza de que a taxa foi aplicada adequadamente, ou se quiser denunciar a aplicação de uma taxa duvidosa, pode dirigir-nos diretamente uma mensagem de correio eletrónico para o endereço: merchantsurcharge@mastercard.com.
P: Se tiver um problema ao fazer um pagamento, quem posso contactar?
R: Deve entrar em contacto com a instituição financeira que emitiu o seu cartão para questões relacionadas com faturas e taxas. Deve haver um número de telefone na parte de trás do seu cartão ou no seu extrato mensal. Para questões relacionadas com impostos ou taxas locais, entre em contacto com a autoridade fiscal local.
P: Como posso ter a certeza de que o pagamento do meu cartão foi processado?
R: Após a autorização do cartão, será fornecido um número de confirmação. Este número é um registo no qual a entidade emissora aprova e autoriza o pagamento do imposto.
P: Como posso saber que taxas serão pagas se pagar os impostos com o cartão?
R: Depois de introduzir o valor do pagamento, o site indicará a taxa de conveniência. As taxas podem variar de acordo com o valor dos impostos devidos.
P: Que informação devo ter disponíveis para pagar impostos com o meu cartão Mastercard?
R: Quando solicitado, podem ser-lhe pedida as seguintes informações:
P: Ligou-me uma pessoa para oferecer uma taxa mais reduzida sobre o meu cartão Mastercard, mas parece ser um esquema fraudulento. O que devo fazer?
R: Note que a Mastercard não entra em contacto com as titulares dos cartões para pedir dados pessoais, incluindo informação sobre contas bancárias ligadas a cartões de crédito ou de débito. Caso receba um telefonema, uma mensagem de correio eletrónico, uma mensagem de texto ou pedido através das redes sociais que não foi solicitado de uma pessoa que alega ser um representante da Mastercard: NÃO RESPONDA.
Os titulares dos cartões Mastercard devem salvaguardar a todo o momento os seus dados pessoais e não devem responder a mensagens de correio eletrónicas nem a outras perguntas suspeitas.
Se for vítima de um ataque de phishing e pensa que a informação sobre a sua conta pode ter sido comprometida, entre em contacto com o banco ou instituição financeira que emitiu o seu cartão de crédito ou de débito para notificar o incidente.
P: Como posso contestar uma cobrança?
R: Entre em contacto com a instituição que emitiu o seu cartão para contestar uma cobrança. Apenas a entidade emissora do cartão detém a sua informação única e específica, incluindo os seus direitos para interpor uma ação em tribunal. O processo de litígios acordado pelas instituições que emitem cartões Mastercard ou processam transações Mastercard é estabelecido para permitir às instituições financeiras gerirem formalmente as divergências com os titulares de cartões e os comerciantes.
P: Quem devo contactar se não recebi um produto que comprei online ou por telefone?
R: Se não recebeu um produto que comprou ou se recebeu um produto errado, deve em primeiro lugar contactar o comerciante para tentar resolver a situação. Se não conseguir chegar a acordo e quiser contestar a transação, deve fazê-lo junto da instituição financeira que emitiu o seu cartão Mastercard.
Geralmente, existe um número de apoio ao cliente da sua instituição financeira no verso do cartão. Pode sempre contactar o Centro de Apoio ao Cliente da Mastercard, através do seguinte número gratuito:1-800-627-8372, ou à cobrança, através do número: 1-636-722-7111 e faremos o contacto entre o cliente e a respetiva instituição financeira.
P: Fiz uma compra e recebi o produto errado. O que devo fazer?
R: Se comprou um produto mas recebeu outro, entre em contacto com o comerciante e tente resolver a situação. Se não conseguir resolver o assunto com o comerciante, e quiser contestar a transação, deve fazê-lo junto da instituição financeira que emitiu o seu cartão Mastercard.
Geralmente, existe um número de apoio ao cliente da sua instituição financeira no verso do cartão. Pode sempre contactar o Centro de Apoio ao Cliente da Mastercard, através do seguinte número gratuito:1-800-627-8372, ou à cobrança, através do número: 1-636-722-7111.
P: Como posso obter reembolso de uma empresa que apresentou falência?
R: Se usou um cartão Mastercard para uma compra numa empresa que apresentou falência, pode apresentar uma contestação à transação junto da instituição financeira que emitiu o cartão. Geralmente, existe um número de apoio ao cliente da sua instituição financeira no verso do cartão. Pode sempre contactar o Centro de Apoio ao Cliente da Mastercard, através do seguinte número gratuito:1-800-627-8372, ou à cobrança, através do número: 1-636-722-7111.
P: O que devo fazer se a instituição financeira que emitiu o meu cartão Mastercard afirmar que a Mastercard não aceitou a minha contestação?
R: Se a sua ação de contestação foi negada, a instituição financeira que emitiu o seu cartão Mastercard poderá explicar os motivos. Geralmente, existe um número de apoio ao cliente da sua instituição financeira no verso do cartão. Pode sempre contactar o Centro de Apoio ao Cliente da Mastercard, através do seguinte número gratuito:1-800-627-8372, ou à cobrança, através do número: 1-636-722-7111.
P: Tem alguma pergunta não apresentada nesta lista?
R: Se a sua pergunta não está apresentada nesta lista, a melhor opção é contactar a instituição financeira que emitiu o cartão, dado que é a única que dispõe de informação única e específica sobre a sua conta. Geralmente, existe um número de apoio ao cliente da sua instituição financeira no verso do cartão. Pode sempre contactar o Centro de Apoio ao Cliente da Mastercard, através do seguinte número gratuito:1-800-627-8372, ou à cobrança, através do número: 1-636-722-7111.
P: O que é tokenização?
R: Tokenização é o processo de substituição do número de conta primária (PAN) associada a um cartão - o número de 16 dígitos no cartão de plástico - por um número de cartão alternativo único, ou “token.” Os Tokens podem ser usados para transações em pontos de venda móveis, em compras através de aplicações e ou compras online.
P: Quais os benefícios da tokenização?
R: A tokenização reduz a fraude relacionada com pagamentos digitais, tornando as transações mais seguras, através da inclusão de um componente dinâmico em cada transação. Inclui a segurança de um chip EMV, aplicando-o a ambientes sem cartão, incluindo pagamentos de proximidade, através de dispositivos móveis ou da internet.
Os comerciantes beneficiam de transações mais seguras, bem como de experiências de checkout mais rápidas, novas opções de aceitação de pagamentos e mais formas de vender o seu produto.
P: Como tenho a certeza de que posso aceitar transações de dispositivos elegíveis?
R: Os terminais contactless existentes são compatíveis com transações através de tokens e não é necessário fazer nada. A Mastercard oferece aos comerciantes um serviço opcional, gratuito, para uma aceitação de pagamentos através de aplicações mais seguros, denominado Pagamento Digital Remoto Seguro (DSRP). Para usar o DSRP os comerciantes devem:
P: Qual o papel da Mastercard no lançamento de carteiras digitais?
R: As novas carteiras digitais estão ligadas ao Serviço de Capacitação Digital da Mastercard (MDES), e deste modo os emitentes participantes podem permitir pagamentos móveis seguros em milhões de dispositivos.
P: O que podem significar para mim estes novos pagamentos digitais?
R: Para os consumidores e para os comerciantes, cada compra feita com um cartão de débito, cartão de crédito, cartão pré-pago ou cartão de retalhista da Mastercard tokenizado usando as aplicações Android Pay, Samsung Pay ou Apple Pay nos Estados Unidos oferece segurança aumentada e todos os benefícios de uma transação digital da Mastercard, incluindo tecnologia segura de tokenização.
P: Este tipo de operações pode afetar a forma como identifico consumidores novos ou recorrentes?
R: Os comerciantes que usam o número do cartão para identificar os clientes não irão conseguir identificar os clientes recorrentes se for a primeira vez que estão a usar o seu token, dado que aparece um novo número de cartão. No entanto, quando usados novamente, os comerciantes já conseguem reconhecer o token associado com o dispositivo do consumidor.
P: Alguma das carteiras digitais apoia o meu programa de fidelização?
R: A aplicação Android Pay permite que os cartões de fidelização do comerciante seja adicionados e utilizados no checkout.
P: Em que consiste o sistema Click to Pay?
R: Click to Pay é o melhor método para fazer pagamentos online. Baseia-se em tecnologia avançada, de acordo com os padrões do sector, e nas soluções de segurança inteligente da Mastercard.
Pode experimentar o futuro do checkout seguro e sem palavra-passe procurando o ícone Click to Pay onde a Mastercard é aceite.
P: Por que devo usar o Click to Pay?
R: Click to Pay permite realizar os seus pagamentos online de forma rápida e segura sem ter que se lembrar de palavras-passe nem criar contas.
Pagamentos online sem dificuldades
A segurança inteligente ajuda a identificar o cliente no checkout
Pode armazenar a informação de pagamento de forma segura no seu perfil Click to Pay da Mastercard para poder utilizar sempre que precisar
P: Como posso criar um perfil no sistema Click to Pay da Mastercard ou adicionar um cartão?
R: Há várias formas de criar um perfil ou adicionar um cartão:
P: Onde posso utilizar o sistema Click to Pay?
R: Faça o checkout com o Click to Pay sempre que vir o ícone e o logótipo da Mastercard.
P: O sistema Click to Pay destina-se exclusivamente a pagamentos online?
R: Sim, este novo método de pagamento oferece a tecnologia segura da Mastercard nos pagamentos online. Agora pode ter a mesma segurança e confiança ao fazer pagamentos online como tem atualmente nas suas compras em lojas físicas.
P: Que métodos de pagamento posso utilizar com o sistema Click to Pay?
R: Pode usar todos os métodos de pagamento da Mastercard: crédito, débito e pré-pagamento. No entanto, são as lojas online que decidem quais as empresas de serviços financeiros que aceitam.
Consulte o seu banco ou a entidade emissora do seu cartão para saber qual a disponibilidade do seu cartão.
P: Como posso aceder de forma segura ao meu perfil no sistema Click to Pay da Mastercard sem uma palavra-passe?
R: As palavras-passe podem ser esquecidas ou roubadas. O sistema Click to Pay da Mastercard utiliza uma tecnologia avançada de pagamento com base nos padrões do sector e em soluções de segurança inteligente para garantir que o cliente, e apenas o cliente, pode aceder ao seu perfil.
Se a aplicação tiver registado o utilizador, vai reconhecê-lo no processo de pagamento sem necessidade de utilização de nenhuma palavra-passe.
Se a aplicação não tiver registado o utilizador, basta introduzir a sua identificação (ID) de utilizador (o endereço de correio eletrónico associado ao seu perfil no sistema Click to Pay) para receber um código de verificação de uso único. Assim, poderá aceder ao seu perfil no sistema Click to Pay e fazer o pagamento em alguns passos.
Para oferecer maior segurança, é sempre exigida uma verificação para atualizar os dados pessoais. É possível que também seja necessário fazer uma verificação se for detetada alguma atividade pouco habitual no seu perfil do sistema Click to Pay.
P: Porque não aparecem todos os meus cartões no meu perfil do sistema Click to Pay da Mastercard?
R:Apenas é possível gerir os seus cartões Mastercard em mastercard.pt/clicktopay. Se desejar gerir cartões de outras empresas de serviços financeiros (como a Visa ou a American Express), consulte as respetivas páginas da internet para registar ou adicionar cartões.
P: O que faz a opção «Lembrar-me»?
R: A opção "Lembrar-me" permite aceder rapidamente ao seu perfil no sistema Click to Pay da Mastercard e ajudar a fazer pagamentos de forma mais rápida.
Se a aplicação num dispositivo/navegador já registou os seus dados, o cliente é reconhecido e lembrado no processo de pagamento, sempre que utilizar o mesmo browser e não tiver bloqueados os seus dados de pesquisa (cookies).
Caso não seleccione a opção "Lembrar-me", terá que introduzir a sua identificação (ID) de utilizador e um código de verificação manualmente cada vez que queira aceder ao seu perfil Click to Pay ou fazer um pagamento.
Entre em "Definições" e, depois, em "Dispositivos guardados" no seu perfil Click to Pay da Mastercard para gerir quais os dispositivos onde pretende guardar a sua informação.
P: Onde posso gerir o meu perfil no sistema Click to Pay da Mastercard fora do Check Out?
R: Pode gerir o seu perfil no sistema Click to Pay da Mastercard em qualquer momento, através da página da internet mastercard.pt/clicktopay. Depois de ter acedido ao seu perfil no sistema Click to Pay, pode:
P: Como posso modificar a minha identificação (ID) de utilizador caso tenha cometido um erro durante o registo?
R: Para sua própria segurança, não é possível editar a identificação (ID) de utilizador (ou endereço de correio eletrónico ligado ao seu perfil Click to Pay). Terá que eliminar o perfil atual que inclui o endereço de correio eletrónico incorreto. Depois, pode criar um novo perfil no sistema Click to Pay com o seu cartão Mastercard e o endereço de correio eletrónico correto como nova identificação (ID) de utilizador.
P: Como posso editar o cartão?
R: Para atualizar um cartão, terá que o eliminar do seu perfil no sistema Click to Pay. A seguir, basta adicionar um novo cartão como novo método de pagamento com a informação atualizada.
P: Que posso fazer se o sistema Click to Pay não funciona?
R: Se o sistema Click to Pay não funciona, ou não for possível selecionar o ícone, entre em contacto com a loja online responsável pela página da internet em que está a tentar fazer o pagamento.
P: Como elimino o meu perfil no sistema Click to Pay da Mastercard?
R: Vá a mastercard.pt/clicktopay, selecione "Ver perfil" e elimine o seu perfil no sistema Click to Pay da Mastercard.
Pode eliminar a informação do seu perfil no sistema Click to Pay da Mastercard iniciando a sessão no seu perfil, em mastercard.pt/clicktopay. No seu perfil, selecione o canto superior direito do menú, selecione "Ajustes" e, a seguir, "Gerir perfil".
Se mudar de opinião, terá de criar um novo perfil no sistema Click to Pay. Para gerir cartões e perfis de outras empresas de serviços financeiros, consulte as respetivas páginas da internet.